Pages

domingo, 20 de abril de 2014

Quase lá

Quando decidi fazer intercâmbio confesso que quis fugir da minha vida no Brasil, tava cansada das mesmas pessoas, mesma rotina e mesmo tudo. Eu queria sair, fugir. Queria novas pessoas, uma nova vida. E sim, eu consegui. Mas não está tão fácil quanto eu pensei que seria. Aliás, to passando por situações que preciso, mais do que nunca, ter minha família por perto. Quero mais que tudo abraçar a minha mãe e sentir o conforto e confiança dos braços dela. Cada dia que passa é um dia a menos para o dia que vou encontrá-la e parece um sonho. Assim como eu sonhava em sair do Brasil para a minha "nova vida", meu sonho agora é voltar pra ela. E eu to forte, mais forte do que eu pensava que poderia ser. E eu descobri o que é saudade, e ainda mais, eu pude ve-la quando me olhei no espelho e vi as lágrimas caindo sem que eu pudesse controlar. Dou ainda mais valor a tudo que eu tenho. Agradeço a Deus por ter colocado pessoas boas nessa minha etapa de aprendizado, e também por ter aprendido muita, mas MUITA coisa durante esses meses. Mas queria dizer que eu estou mais que pronta para voltar e amar demais meus irmãos e meus primos e meus tios e meus avós e meus pais e tudo, tudo que eu deixei por 8 meses. 

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

BLACK FRIDAY


Finalmente comprei meu computador e vou poder postar mais....
Eu fiz de tudo pra tentar continuar postando pelo celular, mas além de ficar ruim, eu não estava conseguindo publicar.
Enfim..

O dia mais esperado pelos intercambistas é essa tal de black Friday, vai negar?
Se já ficamos doidos com esses preços no dia-a-dia, imagina quando tudo entra em promoção...
Mas acreditem, não somos só nós que ficamos loucos querendo comprar tudo.. Os americanos são muito piores, eles acampam na loja dias antes, ficam igual loucos em filas e até brigam pelo tal produto.
É muita doidera, mas até da pra entender, porque os preços são extremamente melhores nesse dia. E, como vocês já devem saber: americano é MUITO consumista (e mão de vaca). Eles pegam cupom em tudo quanto é lugar, sempre dão um jeito de pagar mais barato.
 
Como eu sei o que vai entrar em promoção?
É simples. Uma semana antes da black Friday as lojas começam as distribuir panfletos daquilo que vão colocar em promoção.

Como é no dia?
Acho que isso depende de cada loja.. Mas como eu fui no walmart, vou explicar como funciona lá.
Esse ano, aqui na minha cidade, a black Friday começou na quinta. Era pros produtos entrarem em promoção as 8pm, mas eu cheguei lá 2pm pra ver como tava e o cara falou que eles iam começar a distribuir as pulseiras às 4pm. Eu já tinha comprado minha câmera pela internet porque eles estavam deixando comprar pela internet também (alguns produtos), saía um pouco mais caro, mas ainda assim valia a pena e eu não correria o risco de chegar lá e não ter mais. Então como eu já tinha comprado a câmera eu não tinha a intenção de comprar mais nada, mas acabei achando um laptop por 178 dólares, não é o melhor, mas eu estava realmente precisando, e o valor estava muito bom. Entrei na fila pro laptop as 3pm, estava vazia porque todo mundo pensava que só iam começar a dar as pulseirinhas as 8pm. Essa pulseirinha garante seu produto. Os empregados do walmart ficam entre as prateleiras de comidas com um balãozinho de cada produto, ali você fica na fila até ganhar a pulseira, depois vai fazer outras coisas e tem que estar de volta ali pra pegar um papel as 8pm. Peguei a minha e fui pra fila do Hard Driver, que era só as 8pm (SIM, dei uma de louca e fiquei 4hrs em uma fila). Quando deu 8pm eu peguei o Hard Driver, paguei (porque tinha que pagar na hora) e fui pegar o papel do laptop, depois eu paguei por ele e fui pegar.. E essa foi minha aventura na black Friday.

Halloween













Sim, é exatamente como nos filmes...
31 de outubro de 2013, meu primeiro Halloween de verdade.
Fui com minhas host sisters e meu host brother pra "trick or treats". 
Só coloquei uma camisa do Brasil, não em fantasiei de nada porque não achei nenhuma fantasia legal.. Mas todo mundo vai fantasiado.. E é muuuuito legal. Tem gente que faz cenário no jardim e fica assustando os outros.
Você vai andando de bairro em bairro e quando a casa tiver com a luz da frente acesa quer dizer que eles estão dando guloseimas. Você chega e fala "trick or treat" e eles te dão.
Foi super engraçado porque geralmente só crianças vão.. E eles me olhavam com uma cara entranha tipo "você não é mais criança". Mas é meu único Halloween americano, então eu não podia perder isso. 

A dica que eu dou é: Vá "trick or treat". Vá com amigos, írmãos ou até sozinha, mas vai! E tenta achar uma fantasia bem legal pra entrar no clima! E não esquece de esculpir uma abóbora. 


    Minha abóbora!!!! 

 
 
 
 
 
 

domingo, 6 de outubro de 2013

Host Family

A segunda novidade é que essa família não é mais temporária!!!!!
Descobri que eu já tinha uma família em Nelson County (uma cidade pequena que fica próxima à Lynchburg) e já estava tudo certo pra eu vir. Mas a escola disse não. 
A minha hostmom trabalha com a minha coordenadora e quando a Brynn (coordenadora) recebeu a ligação de que a escola tinha dito não a Dawn estava perto, ai ela se ofereceu pra me hospedar. Mas seria só por um mês e tal.
Chegando aqui conversei com ela e perguntei sobre isso.. Ela disse que achou que eu só ficaria 1 mês nos Estados Unidos, mas já que eu ficaria 10, eu estava mais do que bem vinda pra ficar nessa casa. Quase não fiquei feliz né, imagina né. Hahahaha
Não entendi a parte da escola porque a Heritage também tinha dito não, ou seja, eu vim pra cá sem ter escola definida. E descobri que a minha hostmom nem leu meu application. Essas coisas diferentes só acontecem comigo. Hahaha 


 

EC Glass High School

Tenho muuuuiita novidade pra contar...
Mas a primeira delas é que eu não estudo na Heritage HS.
Quando eu cheguei aqui minha hostmom disse que essa escola não estava me aceitando e que ela tava tentando me colocar na EC Glass.
Mas que também estava dizendo "não".
Ai na sexta feira, da semana que eu cheguei, uma amiga da família veio aqui em casa me buscar e disse que ela tinha conseguido a vaga. 
A EC Glass é a maior escola de Lynchburg, e a sua rival é a Heritage. Hahaha
Fui pra escola e chegando lá assinei uns papéis e fui conversar com a conseleira pra decidir as matérias.
Todo intercambista na minha escola é junior e tem que fazer inglês e história americana como matéria. Mas nós temos 7 períodos, o que é muito bom porque eu posso diversificar. 
Escolhi algebra II, química, coral, teatro e yoga.
E ela disse que eu poderia mudar quando quisesse. 

Então meu schedule ficou assim:




sábado, 5 de outubro de 2013

Casa americana






Primeiro dia!


Cheguei e a minha host mom estava me esperando, ela me olhou e abriu um sorrisão. O aeroporto é pequeno então eu sai do vôo e encontrei ela antes mesmo de pegar as malas. Dei um abraço bem apertado nela e viemos conversando no carro. Eu comecei a observar as casas, elas não têm muros, cercas, nada.. São enormes e a maioria tem basement.

 Ela perguntou se eu queria ir pra casa ou se queria ir pra escola com ela. Ela da aula pra pessoas especiais na EC Glass High School, a maior escola de Lynchburg, claro que eu quis ir com ela, ela ta tentando me colocar nessa escola, mas eles já têm 15 intercambistas, então tá difícil de me aceitarem. 
No caminho passamos pela casa, e é enorme!!! Por ser uma família temporária eu não recebi fotos, nem da família e nem da casa.
Chegando na escola ela me apresentou a algumas pessoas, e pra começar bem, ela me apresentou a uma moça da secretaria e a mulher "do you speak english well?"
Ai eu "hmmm, more or less"
Ai a Dawn "she do it very well"
Ai a mulher "sure your english is much better than my spanish"
Ah legal, mas que que espanhol tem a ver? Hahahah (claro que nao falei isso).
Ai a minha hostmom "I think they speak portuguese in brazil.." Hahahahha
Outro, a Dawn (minha hostmom) foi me apresentar pra uma ajudante dela ai a mulher "buenos dias, right?" Ai eu "Bom dia"
Hahahahahah ai a dawn falou de novo.. Ai a mulher "ohhh sure i am reading a book about that"
 Essas são coisas típicas que acontecem com intercambistas brasileiros. 
Depois da escola eu vim pra casa, meu quarto tava prontinho, ela comprou um quadro pra mim e umas coisas de escola. Deixei as malas no quarto e fui ver se ela precisava de ajuda com alguma coisa. 
Ajudei ela a arrumar a cozinha e depois fui com minha host sister andar de bicicleta pelo bairro, ela me mostrou as casas, os lugares perigosos. Voltamos pra casa e desfiz as malas, minha host sister de 13 anos chegou, nós jantamos (purê, salada e frango). Depois umas amigas da família chegaram, fizemos cookies e o primeiro dia foi muuuito divertido.






terça-feira, 17 de setembro de 2013

Imigração


Cheguei no aeroporto de Charlotte, peguei as mochilas e sai do avião. Tinham duas mulheres na imigração que falavam português. Uma delas me falou o que eu teria que fazer pra chegar no portão E33. Fiquei um bom tempo na fila (preste bem atenção porque pode ser que tenha mais de uma fila na imigração, se não entender pergunta e se não entender pergunta de novo).
Passei pela imigração (precisei do meu passaporte, do DS 2019, do endereço de onde vou ficar e do papel da alfandega pra carimbar). A mulher não fez se quer uma pergunta. Só tive que colocar quatro dedos da minha mão na paradinha lá e tirar uma foto (se você usa óculos, eles vão pedir pra você tirar na hora da foto). Sai da imigração e as minhas malas já estavam lá. Logo depois da imigração ficam as esteiras, só confirmar o número do eu voo e pegar a mala, conferir se tá escrito seu destino final no papelzinho e seguir o corredor, mais pra frente  você vai ter que entregar o papel da algandega que a mulher da imigracao carimbou.. e logo depois você deixa sua mala na esteira da conexao as mulheres chamam por você e falam  "connection". Você so deixa a mala la e vai procurar seu portao. Eu perguntei a mulher 3 vezes se aquela mala ia mesmo pra Lynchburg.. Hahahaha melhor do que correr o risco de mandarem a mala pra outro lugar né..
Ai fiz isso e o meu portao era o unico que subia as escada rolante e virava a direita. Todos os outros viravam p esquerda. Foi mt facil achar o portao, é tudo muito bem sinalizado e tem muita gente p voce perguntar.
O carinha do meu portao pediu meu ticket e meu passaporte. Passei pelo raio x (tive que tirar o tenis e fechar  meu casaco de ziper ate em cima). Meu portao era o ultimo. Ficava la no final.. Quando eu tava chegando perto parei numa lojinha e comprei um chaveiro da CAROLINA DO NORTE. Não quis gastar dinheiro com comida.. Cheguei no E33, carreguei meu celular e conectei a internet do aeroporto (que é de graça e muito boa). Fiquei mexendo no celular. Avisei minha família que tinha chegado em Charlotte, recebi uma mensagem pelo face da minha hostmom dizendo que ela estaria me esperando lá (meu celular não funcionou fora, minha mãe ligou p vivo pra ativar servico exterior, colocou credito.. E mesmo assim nao funcionou) e fiquei esperando até 12:52pm pro meu voo pra lynchburg.

sábado, 7 de setembro de 2013

Rio de Janeiro - Charlotte




Cheguei no aeroporto do Rio de Janeiro (Galeão) às 8:02pm e meu vôo era 10:05pm. Minha família toda (menos minha avó e meu padrinho) e meus melhores amigos foram. Cheguei, fiz o check in (sozinha), eu levei 2 malas (uma grande e uma média) e duas mochilas, achei que poderia despachar as malas e uma mochila, mas pra isso eu teria q pagar 85 dólares, então eu levei as duas mochilas comigo no avião (eles só conseguem imprimir 2 papeizinhos pra suas malas, por isso não da pra levar três coisas, só pagando mais). Terminei de fazer o check in eram umas 8:30pm (ela pergunta umas coisas da mala tipo "você fez sua mala sozinha?; deixou sua mala sozinha em algum momento?; o que está levando?" Eu falei que estava levando comida industrializada do Brasil, ela disse que isso não tinha problema... basicamente isso. Pede seu DS 2019 e o endereço do lugar que você vai ficar nos Estados Unidos, se você for fazer conexão ela já vai te dar as passagens), assim que eu terminei ela falou "Seu portão é ali do lado e ele vai abrir às 9:15pm". Ai eu pensei, mas já são 8:30, não vai dar nem tempo de me despedir direito.. É, foi muito corrido, desci pra comer alguma coisa com eles e logo subimos, comecei a dar tchau e quando olhei pra minha prima comecei a chorar, depois vi meu primo chorando e chorei mais ainda. A despedida foi péssima, eu só queria ir embora sem ter que dar tchau pra ninguém.
E finalmente entrei na sala de embarque, tive que mostrar a passagem e o passaporte, passei por uma esteira e eles abriram minha mochila porque tinha uma garrafinha, mas não deu em nada, ela disse que não tinha problema. Um cara perguntou porque eu estava chorando, se era por causa do tempo que eu ia ficar, eu disse que sim e ele "fique tranquila, eu vou estar aqui te esperando quando você voltar também. Vai passar rápido" chorei mais ainda. Passei pela esteira e logo depois tive que passar por um lugar que o cara pede o passaporte, como eu tenho 18 anos, não precisei de autorização, mas é nessa hora que eles pedem. 
Fiquei na fila pra entrar no avião chorando e lembrando do rosto do meu primo...
Dei a passagem e finalmente entrei no avião. Cadeira 17A (janela), coloquei a mochila maior em cima e deixei a menor (com as coisas que eu ia usar) em baixo. Do meu lado sentou um asiático, da minha idade, mais ou menos. Passei muito frio no avião (LEVEM CASACO BOM, MEIA e UMA CALÇA GROSSA, levem também um travesseiro ou almofada pra dormir).
Serviram a janta umas 11:00pm (massa ou bife), comi massa. Eles dão salada, um bolinho, suco, um pãozinho e manteiga junto com a janta.
Tive que preencher o papel da alfândega.   Você vai ter que colocar seu último nome, seu primeiro nome e seu nome do meio, número do passaporte, número do vôo OU empresa aérea, lugar que seu passaporte foi tirado (Brasil) e se visitou algum país antes (coloquei "nenhum"), número de familiares junto com você (coloquei "0"). Vão ter coisas tipo "você está trazendo sementes, insetos, comidas...?" Mesmo estando levando comida eu coloquei "não". Mas antes eu perguntei pro carinha no avião "estou levando umas comidas brasileiras pra minha host family. Comidas tipo: chocolate, bala, café. É necessário que eu coloque "SIM" aqui?" Ele disse que não.  Então eu coloquei não. Pelo que eu entendi eles tem medo que você traga algo que vá matar a plantação deles, tipo  germes ou vírus. Se eu colocasse que sim, eles poderiam achar que eu estava levando insetos ou sementes (porque isso vem na mesma pergunta).
Então coloquem tudo "NÃO" e os últimos dois espaços em baixo pode deixar em branco, só assinar e datar e colocar junto com o passaporte porque você vai ter que mostrar na imigração.

Dormia, acordava, e sempre com muito frio, foi horrível.. 


Meu vôo durou aproximadamente 9horas e 30 minutos e foi com a empresa aérea US airways (0801).

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

USA here I go



É GALERA, CHEGOU...

Chegou o tão esperado dia. Embarco amanhã às 22h05 no Galeão (RJ). Faço conexão chegando em Charlotte às 7h20 e finalmente meu destino saindo de Charlotte às 12h54 e chegando em Lynchburg às 13h54.

O que eu to sentindo agora?
Gostaria de saber explicar, mas não dá, é simplesmente estranho.

Minha mãe me ligou hoje e falou "você viaja amanhã", minha reação foi "tenho que arrumar as coisas, tenho que comprar o que falta, tenho que me despedir, tenho que, tenho que, tenho que................" eu só pensava, mas não conseguia agir,e tremia, tremia muito! Gritei minha tia e falei "POR FAVOR ME AJUDA"
Ela veio, terminamos de separar as coisas, mas não consegui guardar tudo na mala. Embrulhei os presentes, fui no mercado.... mas não consegui terminar a mala. Ainda tem muita coisa fora e eu acho que to levando muita roupa, mas sou 'muito coisa' com roupa, eu não costumo comprar, e uso muito as que eu tenho. Dai resolvi levar quase meu armário inteiro. NÃO FAÇA ISSO!

AHHHH TEVE UMA COISA MUITO BOA HOJE!!!
Meus primos/irmãos/melhores amigos (Jonathas e Gabi) marcaram com todos os meus amigos para fazer uma surpresa pra mim, E DEU CERTO (fiquem surpresos porque eu sou muito desconfiada e sempre sei quando armam pra mim), enfim.. deu tudo certo tirando a parte que eu estava acabada, com o cabelo oleoso, uma roupa péssima de ficar em casa e um chinelo de cada cor (podem rir.... hahaha não tenho mais roupa, nem sapatos porque já tá tudo na mala), fiquei estressada.. mas no final foi ótimo, ri demais, e fiquei imaginando que não vou ter mais aquilo depois de amanhã e durante 10 meses, é um sentimento ruim. To meio duvidosa, ai eu penso "porra Agatha, você esperou isso por meses e agora tá assim?" É gente, nem eu entendo.. mas to assim!

Vou sentir muita falta desse "calor" brasileiro, esse nosso jeitinho carinhoso.
Mas, escolhi isso e é assim que vai ser!

Vejo vocês nos States :):

domingo, 1 de setembro de 2013

Host Family

CHEGOUUUUUUUUUUUUUU, chegou mesmo.... MAS É TEMPORÁRIA!!

Acordei às 7h30 hoje, tipo do nada, isso porque eu amo dormir, mas tava tão ansiosa que eu acordei...

Deitei de novo e me forcei a dormir, sonhei que minha família tinha chegado e que era uma mãe e dois irmãos, era uma mistura do estado de Georgia com Virgínia, eu ficava meio confusa no sonho.. Deu 8h30 e eu levantei, não aguentei mais ficar deitada.. Deu 9hrs, 10, 10h30, 11hrs e nadaaaa do email chegar. 
Até que a Elanir me ligou!!!!!!!!
Ai eu fiquei tipo "será?" "Não, não deve ser." 
MAS ERAAA!
Ela disse "recebeu o email?" eu respondi "não, não chegou ainda não" ai ela "chegou sim, você vai pra Virgínia, o estado é ótimo. Sua família é temporária, mas você pode ficar com ela se eles gostarem muito de você"
Vou confessar que fiquei um pouco decepcionada na hora, nunca pensei que fosse pra Virgínia, pra uma família temporária e tal... Mas assim que li o email fiquei mais contente e fui pesquisando e me animando!!

O email dizia:



Mãe: Dawn Decker
Profissão: Professora
Filhos: Kailiehg- filha/ Jadyn- filha/ Corbin e Crystal que não moram mais em casa.
Local:  Lynchburg- Virginia
Escola:  Heritage High School
Dawn tem 51 anos e tem 4 filhos, mas só duas moram com ela (Kailiegh-13 e Jadyn-11), os outros dois (Corbin-20 e Crystal-19) não moram mais com ela.. Mas não sei o que fazem, parece (pelo que vi em fotos) que a Crystal  é da marinha.
Comecei a pesquisar sobre TUDOOOO!!
Vi fotos e a distância dos lugares(acho que minha casa fica a 7min de carro até o colégio), até que tomei coragem e mandei um email pra Dawn..

Não demorou muito e ela respondeu.. foi super carinhosa e amorosa.. me passou o facebook e começamos a conversar, ela perguntou se eu tinha alguma comida preferida porque ela queria comprar pra quando eu chegasse, disse que quer que eu vá logo e que as meninas estão supeeer ansiosa  pra minha chegada, perguntou pra quando é meu voo pra ela me buscar no aeroporto... Falamos sobre várias coisas, ela disse do que as meninas gostam e eu acho que vamos nos dar muito bem, contou sobre os cachorros e mandei uma foto do meu, enfim, ficamos conversando um tempão! E mesmo que seja só uma estadia temporária eu fiquei muito feliz. 

Amanhã vou comprar as passagens e espero o mais breve possível ir, porque minhas aulas já começaram e eu não quero perder mais tempo!!!

see you soon!!! Xx

Visto

Hey guys!!
Vou contar como  foi o processo de tirar o meu visto Norte-Americano.

Para tirar o visto é necessário que chegue o seu DS 2019 - J1.


O que é DS 2019 Form?

É um documento expedido pelo Departamento de Estado do Governo Norte-Americano através do qual fica formalizado o convite de entrada de estudante nos Estados Unidos pelo período de 1 o 2 semestres escolares. Seu DS 2019 deverá ser bem guardado pois será utilizado na entrada do país (IMIGRAÇÃO) e na sua volta.






Depois da chegada do seu DS 2019 você deverá assiná-lo, logo preencherá o DS 160 (formulário online) que deverá ser impresso e colocado junto com o DS 2019.  Após o preenchimento do DS 160 você terá que pagar a taxa SEVIS (pagamento para a retirada do visto no valor de 200 Dólares).  Há também uma taxa unificada MRV: Taxa consular + agendamento + correio (valor de 160 dólares).
Logo deverá ser agendada sua entrevista no CASV (sub consulado) e no Consulado que deverão ter entre 1 ou 2 dias de diferença.
No CASV eles vão tirar suas digitais e uma foto. 
No Consulado será realizada a sua entrevista e, então, será ou não concedido seu visto Norte-Americano.

Documentos necessários para levar no dia:
-Seu DS datado e assinado (POR VOCÊ) 
-Passaporte válido com pelo menos 6 meses a mais do que irá ficar nos USA
-Cópia do seu RG e CPF
-Carteirinha de estudante, boletim atual ou carnê de mensalidade escolar
-Comprovante de pagamento da taxa SEVIS impresso
-Comprovante de agendamento da entrevista no Consulado
-Formulário de solicitação do visto (DS 160)
-Recibo de entrega do imposto de renda dos últimos dois anos da pessoa que está custeando o programa


Agora é hora de contar como foi que EU fiz né...
Bem, pra começar recebi meu DS 2019 no dia 2 de maio de 2013 e minha mãe começou a ver tudo pra mim. Ela preencheu meu DS 160, que tem perguntas do tipo "Você já matou alguém?" e agendou minhas entrevistas.
Meu pai me levou nos dois dias..
Fui ao CASV do Rio de Janeiro (Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá), no dia 05 de Julho e estava agendado para às 14 horas. Cheguei lá 13h55 e sai de lá às 14 horas.. hahaha Siiim, foi muito rápido, só tive que mostrar pra ela meu DS, meu passaporte, a confirmação da entrevista, confirmação do DS 160 e a comprovante de pagamento da taxa SEVIS. Fui pra um cabine e lá o carinha tirou minhas digitais dos quatro dedos de cada mão e uma foto. 

Segunda-feira (8), 2 dias depois do CASV, estava marcada minha entrevista no consulado (Av. Presidente Wilson, 147 Castelo) às 10 horas, cheguei lá às 9 horas e tinham 3 filas, a das 9 horas, a das 9h30 e a das 10 horas, fiquei na fila das 10 e o horário bateu certinho, nada de atrasos, quando eram 10 horas eu já estava dentro do consulado. Se você for menor, como eu era, terá que entrar com um responsável. Não leve celular ou qualquer eletrônico porque você não vai poder entrar com ele e vai ter que pagar pra deixá-lo no guarda volumes. 
Vamos ao que interessa, A ENTREVISTA!
Foi simples, peguei a primeira cabine, o cara tinha cara de bonzinho, mas sempre sério..
Cheguei, e ele pegou meu passaporte com os papéis que estavam dentro e perguntou o que eu ia estudar lá, falei que iria fazer High School, depois perguntou se eu falava inglês, respondi "Mais ou menos, to aprendendo". Ai ele perguntou "How long will you stay there?" respondi "10 months".. Depois ele perguntou "have you already been there?" respondi "yes, I went there on january" . Dai ele perguntou pro meu pai em português qual era a profissão dele, meu pai respondeu e ele disse "SEU VISTO FOI APROVADO!". MINHA VONTADE ERA AGARRAR ELE E DAR UM ABRAÇO.. AHAHAH mas só agradeci e desejei um bom dia, ele me devolveu o DS 2019, ficou com meu passaporte e disse que chegaria pelo correio.

3 dias depois meu passaporte chegou com meu visto.

Ah, não esquece de conferir se seu visto é o J1 mesmo!
Boa sorte..

sábado, 31 de agosto de 2013

O esperado email

Sabadão, 31 de agosto, recebi um email da Wanda (Study N Travel).. MINHA FAMÍLIA CHEGOU!!!!!!!!!
Porém ainda não sei pra onde vou :(((


SE EU TO ANSIOSA PRAS 10 HORAS? Não, imagina!! Logo, logo conto novidades!


terça-feira, 6 de agosto de 2013

Getting crazy


To ficando doida já.....
Cade essa Host Family que não chega? 
É normal que demore a chegar, eu sei, mas não to aguentando de ansiedade mais.
Todo mundo perguntando quando eu vou e eu só posso responder “não sei”. E o que eu mais ouço é “ninguém te quer” ou então “você vai mesmo fazer intercambio?” SIIIIIM, eu vou!!! 

Quando a gente se torna um pré intercambista, nossa cabeça fica ligada a isso 100% do tempo. Você sonha dormindo, e até acordado. No colégio, pode esquecer de prestar atenção nas aulas porque isso esta fora de cogitação. Tem grupos no face, no whats.. ou seja, você está conectada o tempo inteiro.
É impressionante também como sua vida melhora durante esse tempo. No começo vão começar os desentendimentos com as melhores amigas, elas vão ficar reclamando que você só fica grudada nesse celular e não da atenção a elas. E acontece mesmo. Mas depois tudo vai se acertando, você não vai mais ficar o tempo inteiro conectada, mas vai se apegar mais aos seus amigos, a sua família, a sua cidade, ao BRASIL. Vai começar a olhar com outros olhos aquilo tudo que você achou que nunca sentiria falta. Vai se tonar patriota. E dar mais valor as coisas que você sabe que vai ficar 10 meses sem ter.
(É claro que isso não vai acontecer com todo mundo. Mas aconteceu comigo.)

E o que eu mais quero nesse momento?
Receber um email ou uma ligação da minha coordenadora dizendo: “SEU PLACEMENT CHEGOU”.
Quero estudar sobre meu estado, descobrir as coisas, terminar de comprar os presentes pra minha host, começar  a arrumar minha mala, stalkear pessoas da minha escola, fazer contagem regressiva, escolher as aulas, quero conversar no skype com minha família, E QUERO IR LOGO, quero aproveitar todo o tempo possível lá.


Bem, essa sou eu compartilhando meus sentimentos desesperadores de uma pré intercambista desacreditada. QUE FASE!!!! 

Application

O app é a parte mais chatinha do pré-intercâmbio, mas você já começa a se sentir um intercambista...
Da pra se assustar um pouquinho quando você pega aquela papelada toda. Mas ao abrir você vai perceber que muitas das coisas são somente para marcar com x, e são coisas fáceis de serem respondidas, afinal são da sua vida.
São 14 folhas (só frente)  incluindo: muitas vacinas, teste de tuberculose, histórico escolar, 4 fotos 5x7 sua coloridas e sorrindo, fotos de você com família e amigos (é bom as fotos serem bem selecionadas e sem expor muito seu corpo ou algo assim, também não é bom colocar fotos com namorado(a), não coloquem fotos com a definição ruim, ou a foto torta.. essas coisas simples são bem válidas e observadas pela família na hora da escolha) é bom também que você explique o acontecimento da foto (o que estava fazendo, com quem e aonde-EM INGLÊS). Tem também carta dos pais, uma carta sua, uma recomendação do seu professor de inglês, perguntas sobre sua saúde (se você tem algum tipo de alergia, se já fez cirurgia 0u se toma remédio diariamente), vai perguntar com quem você mora, o que a pessoa é sua e quantos anos ela tem, quais matérias você mais gosta na escola, se você toca ou gosta de algum instrumento, o que você gosta de fazer, se tem animais de estimação, e se você se importaria de morar com uma pessoa fumante. 
A última parte tem váaarias regras e leis que você tem que ler e concordar (e que te assustarão um pouco, mas pode se acalmar, essas regras são um pouco exageradas).

Demorei muito pra fazer o meu, mas se você for uma pessoa organizada e ágil, você consegue fazer rápido.

Teve uma parte do app que a minha agente ia perguntando e eu ia respondendo.. dai ela perguntou “você acha que vai ter dificuldade com alguma coisa lá?” e eu disse “sim, acho que com a comida”, disse isso porque eu realmente odeio a comida de lá, fui pra Orlando e pra New York City em janeiro e não consegui comer nada direito. E enquanto eu respondia, ela ia escrevendo. No final da “entrevista” eu pedi a ela pra ver esse papel, e ela tinha colocado que eu não teria qualquer problema ou dificuldade lá.. Fiquei brava na hora porque achei que ela deveria ter colocado o que eu falei, mas não disse nada. E pensando bem, foi muito melhor ela ter colocado isso, quem se importa com o meu gosto pra comida? Isso só me prejudicaria na hora da escolha da família, e outra, lá eu vou ter que me adaptar, o que tiver ou não tiver, vou ter que me virar.
Outra pergunta foi se eu estaria apita a ser hospedada por uma família que fosse de outra religião que não fosse a minha.. Disse que não, não estaria apita (na época foi até um coisa sem pensar muito, hoje eu responderia que sim, que não teria problema), porém disse isso porque soube de um caso que um irmão de uma conhecida minha ficou na casa de mórmons, mas não eram mórmons quaisquer, eram aqueles, fiéis a religião e super exigentes, os famosos mórmons de Utah.. Ou seja, ele teve que seguir a religião por causa da família. E eu não gostaria que fosse assim comigo, por isso disse que não gostaria de morar com uma família de religião diferente.
Mas a Elanir conversou comigo e disse que isso dificultaria na escolha da família e que se estava indo fazer intercambio eu teria que ir de mente aberta, pronta para novas experiências, e que ninguém me obrigaria a seguir religião nenhuma. 
E é a mais pura verdade, eu vou pra um país experimentar uma nova cultura, com novas pessoas, tudo diferente do que eu vivi até hoje e vou me preocupar com a religião da família que vai me hospedar? De maneira alguma. As religiões lá são uma forma de social, como aqui no Brasil nos temos clubes onde reunimos amigos, lá as religiões fazem isso. Então será muito importante frequentar um grupo assim. Fazer novos amigos e conhecer novas coisas.


Entreguei no dia 28 de fevereiro, e minha mãe fez a inscrição. Agora não tenho mais o que fazer e esse período de espera é o pior, porque a gente não pode fazer nada e só tem que esperar sem tempo definido. 
Mas faz parte, espero que tudo valha a pena!


Carta para Host Family

Sobre a minha letter pra Host Family. Foi um pouco estressante porque eu escrevi ela toda bonitinha e tal e a minha agente na hora de corrigir mudou algumas coisas e fez com que mudasse o sentindo do que eu havia dito.. Mas tudo bem, agora tá feito e eu que dei mole porque assinei sem reler. ENTÃO NÃO FAÇA ISSO, leia antes de assinar e se não gostar de algo FALE, mas FALE mesmo. Isso é seu e ninguém pode mudar nada.

Segundo o app eu teria que colocar na carta: descrição da minha vida, meus pais, irmãos, escola, hobbies, coleções, passatempos, atividades, esportes e música. E toda informação que for útil para melhor entendimento da minha personalidade.

Minha carta ficou um pouco grande e coloquei coisas super desnecessárias. Na época eu achei que quanto maior fosse melhor seria, quanto mais conteúdo mais importante, mas não, na verdade acho que isso pode até te atrapalhar na hora da escolha da família. A família pode achar chato ter que ler uma carta tão grande, ou você pode escrever tanto que acaba colocando besteiras.
Conte na sua carta o que você gosta de fazer e o que gostaria de fazer lá. Fale um pouco da rotina do seu dia a dia e é isso. Isso basta. Não faça igual a mim, escrevi minha vida inteira quase, falei de coisas que eu poderia ter deixado pra contar a eles lá. Se eu pudesse reescreve-la agora faria completamente diferente...
Ai segue a carta que enviei no meu app:


OBS: Essa não é a carta original, essa é a carta corrigida.

sábado, 2 de março de 2013

Agência e Organização


Minha agência é a Study N' Travel (www.facebook.com/StudyNTravel?fref=ts), e a organização nos Estados Unidos é ICES - International Cultural Exchange Services (www.icesbrasil.com.br/).
A Study N' Travel é uma agência de São Paulo, que tem uma representante aqui na minha cidade (Petrópolis), essa representante se chama Elanir, e ela que fez o meu processo todo, de convencer minha mãe até entregar o applicantion. Desde então só tenho tido contato com minha agente de SP, que se chama Fabiana.. SSIIIM! Eu tenho duas agentes, hahaha.
A Study N' Travel trabalha com dois programas, um deles é o ICES, que foi o único que me aceitou por eu já ter repetido.
Pra quem não sabe, a maioria dos programas de intercâmbio não aceitam estudantes que já tenham repetido nos últimos 3 anos, isso foi um problema pra mim. Até que eu achei a Elanir e ela me falou que tinha um programa me que aceitaria.
Conheci a Study N' Travel através de amigos, os mesmos que me incentivaram a ir. A maioria dos intercambistas da minha cidade vão com essa empresa.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Slep test

Cartão resposta

Caderno de questões


Como eu havia dito, hoje foi meu slep test, e vou contar como ele funciona..
A minha representante me ajudou bastante, ela me explicou cada detalhe do que eu tinha que fazer e ficou o tempo inteiro me dando apoio e tirando algumas dúvidas!
O teste é dividido em duas partes, o oral comprehension, onde você tem que ouvir e marcar a resposta certa (mas não há respostas no teste, nele só estão as figuras. Tipo, o CD fala e te da as alternativas dizendo por exemplo: (A) she is using a t-shirt, (B) her hat is yellow.. e etc! As opções não estão no teste, e é somente de ouvido. Há também diálogos que você tem que interpretar o que estão dizendo.), e o reading comprehension (que é só leitura e interpretação). No cartão resposta as letras vão de A a D e são 145 questões, a primeira parte tem 74 e a segunda 71. O teste é bem simples e se sua representante foi hiper legal como a minha, você vai se sair bem! Não se preocupe com o seu inglês, o teste não é nada difícil e você não precisa acertar todo o questionário, faça com calma e com bastante paciência porque é um teste cansativo e bem demorado. Você começa super bem, animada e no final já está quase dormindo em cima da folha.. 
By the way.. Boa sorte a todos!!!!


(dia 17 de outubro - atualizando) Recebi uma ligação da Elanir, minha representante, ela disse que eu passeeeeeeeei! hahaha to muito feliz! Acertei 64 de 74 na primeira parte e 58 de 71 na segunda. 

É isso ai!! Continuando minha jornada.. 


.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

First Post

Meu destino? 
Estados Unidos da América

Meu nome é Agatha, tenho 17 anos e sou de Petrópolis, uma cidadezinha que fica no interior do Rio de Janeiro, tem aproximadamente 300 mil habitantes. Curso o 2° ano do Ensino Médio no Colégio Bom Jesus Canarinhos. Decidi fazer intercâmbio em 2012 quando uns amigos meus foram. Desde então fiquei fascinada com tudo que essa experiência pode me proporcionar e aqui estou eu, pronta para embarcar nessa nova jornada da minha vida.
Nunca passou pela minha cabeça um dia ser intercambista, primeiramente por questões financeiras e também porque eu não conhecia muito esse "novo mundo", até ser apresentada a ele.
Em agosto de 2012, voltando das férias, uma conhecida minha me disse que estava indo morar durante 10 meses nos Estados Unidos, fiquei impressionada com a coragem dessa menina, porque naquela época isso estava literalmente fora de cogitação para mim.. "O que?? Morar 10 meses longe das pessoas que venho convivendo durante minha vida toda? De jeito nenhum!!". Admito que foi um pensamento completamente precipitado e que, Graças a Deus, mudou.
Logo após uma rápida conversa com essa amiga, encontrei um outro amigo, que por acaso também estava indo viajar. Rodrigo, esse amigo, foi a pessoa que mais me ajudou a tomar a decisão, conversávamos muito por skype e ele me mostrou um lado muito positivo do intercâmbio. Eu era novata no assunto, ou seja, tudo me assustava. E ele conseguiu me acalmar, foi ótimo.
Depois disso levei minha mãe para conversar com a agente. Não foi fácil convence-la de ir até lá, mas ela acabou indo e encontramos, sem querer, o pai de um menino que estava fazendo intercâmbio. Foi perfeito porque esse cara explicou tudo pra minha mãe. No final das contas ela estava mais apaixonada pelo intercâmbio do que eu.
A parte mais difícil disso tudo foi convencer o meu pai a assinar o app, uma parte que só ele pode assinar. Fiquei uma semana para conseguir isso. E depois de muito choro, e discussões, ele acabou cedendo e assinou. 

Hoje posso dizer que, mesmo sem ter ido ainda, foi a melhor escolha que eu já fiz. Um intercâmbio pode (e vai) mudar a minha vida, seja ele ótimo, bom ou ruim, tenho certeza que vou aprender muito.
Decidi ir para os Estados Unidos simplesmente porque não me vejo morando em outro lugar, gosto desse país e é pra lá que quero ir!


Meu objetivo é contar a vocês minha experiência de pré, durante e pós intercâmbio, que só acontecerá no ano que vem (2013), em Agosto.. É, parece cedo demais para a preparação, mas não, não tão cedo assim. 
Na verdade, as coisas são tantas que, na minha opinião, esse é o tempo certo para se começar a ver tudo.
A primeira coisa a ser feita é o slep  test, que está marcado para amanhã (terça, 16) e dirá se eu estou apita a morar em um país que não fala a minha 1° língua (o português), e neste mesmo dia terei que levar algumas xérox, fotos e a carta para a host  family.