Pages

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Imigração


Cheguei no aeroporto de Charlotte, peguei as mochilas e sai do avião. Tinham duas mulheres na imigração que falavam português. Uma delas me falou o que eu teria que fazer pra chegar no portão E33. Fiquei um bom tempo na fila (preste bem atenção porque pode ser que tenha mais de uma fila na imigração, se não entender pergunta e se não entender pergunta de novo).
Passei pela imigração (precisei do meu passaporte, do DS 2019, do endereço de onde vou ficar e do papel da alfandega pra carimbar). A mulher não fez se quer uma pergunta. Só tive que colocar quatro dedos da minha mão na paradinha lá e tirar uma foto (se você usa óculos, eles vão pedir pra você tirar na hora da foto). Sai da imigração e as minhas malas já estavam lá. Logo depois da imigração ficam as esteiras, só confirmar o número do eu voo e pegar a mala, conferir se tá escrito seu destino final no papelzinho e seguir o corredor, mais pra frente  você vai ter que entregar o papel da algandega que a mulher da imigracao carimbou.. e logo depois você deixa sua mala na esteira da conexao as mulheres chamam por você e falam  "connection". Você so deixa a mala la e vai procurar seu portao. Eu perguntei a mulher 3 vezes se aquela mala ia mesmo pra Lynchburg.. Hahahaha melhor do que correr o risco de mandarem a mala pra outro lugar né..
Ai fiz isso e o meu portao era o unico que subia as escada rolante e virava a direita. Todos os outros viravam p esquerda. Foi mt facil achar o portao, é tudo muito bem sinalizado e tem muita gente p voce perguntar.
O carinha do meu portao pediu meu ticket e meu passaporte. Passei pelo raio x (tive que tirar o tenis e fechar  meu casaco de ziper ate em cima). Meu portao era o ultimo. Ficava la no final.. Quando eu tava chegando perto parei numa lojinha e comprei um chaveiro da CAROLINA DO NORTE. Não quis gastar dinheiro com comida.. Cheguei no E33, carreguei meu celular e conectei a internet do aeroporto (que é de graça e muito boa). Fiquei mexendo no celular. Avisei minha família que tinha chegado em Charlotte, recebi uma mensagem pelo face da minha hostmom dizendo que ela estaria me esperando lá (meu celular não funcionou fora, minha mãe ligou p vivo pra ativar servico exterior, colocou credito.. E mesmo assim nao funcionou) e fiquei esperando até 12:52pm pro meu voo pra lynchburg.

sábado, 7 de setembro de 2013

Rio de Janeiro - Charlotte




Cheguei no aeroporto do Rio de Janeiro (Galeão) às 8:02pm e meu vôo era 10:05pm. Minha família toda (menos minha avó e meu padrinho) e meus melhores amigos foram. Cheguei, fiz o check in (sozinha), eu levei 2 malas (uma grande e uma média) e duas mochilas, achei que poderia despachar as malas e uma mochila, mas pra isso eu teria q pagar 85 dólares, então eu levei as duas mochilas comigo no avião (eles só conseguem imprimir 2 papeizinhos pra suas malas, por isso não da pra levar três coisas, só pagando mais). Terminei de fazer o check in eram umas 8:30pm (ela pergunta umas coisas da mala tipo "você fez sua mala sozinha?; deixou sua mala sozinha em algum momento?; o que está levando?" Eu falei que estava levando comida industrializada do Brasil, ela disse que isso não tinha problema... basicamente isso. Pede seu DS 2019 e o endereço do lugar que você vai ficar nos Estados Unidos, se você for fazer conexão ela já vai te dar as passagens), assim que eu terminei ela falou "Seu portão é ali do lado e ele vai abrir às 9:15pm". Ai eu pensei, mas já são 8:30, não vai dar nem tempo de me despedir direito.. É, foi muito corrido, desci pra comer alguma coisa com eles e logo subimos, comecei a dar tchau e quando olhei pra minha prima comecei a chorar, depois vi meu primo chorando e chorei mais ainda. A despedida foi péssima, eu só queria ir embora sem ter que dar tchau pra ninguém.
E finalmente entrei na sala de embarque, tive que mostrar a passagem e o passaporte, passei por uma esteira e eles abriram minha mochila porque tinha uma garrafinha, mas não deu em nada, ela disse que não tinha problema. Um cara perguntou porque eu estava chorando, se era por causa do tempo que eu ia ficar, eu disse que sim e ele "fique tranquila, eu vou estar aqui te esperando quando você voltar também. Vai passar rápido" chorei mais ainda. Passei pela esteira e logo depois tive que passar por um lugar que o cara pede o passaporte, como eu tenho 18 anos, não precisei de autorização, mas é nessa hora que eles pedem. 
Fiquei na fila pra entrar no avião chorando e lembrando do rosto do meu primo...
Dei a passagem e finalmente entrei no avião. Cadeira 17A (janela), coloquei a mochila maior em cima e deixei a menor (com as coisas que eu ia usar) em baixo. Do meu lado sentou um asiático, da minha idade, mais ou menos. Passei muito frio no avião (LEVEM CASACO BOM, MEIA e UMA CALÇA GROSSA, levem também um travesseiro ou almofada pra dormir).
Serviram a janta umas 11:00pm (massa ou bife), comi massa. Eles dão salada, um bolinho, suco, um pãozinho e manteiga junto com a janta.
Tive que preencher o papel da alfândega.   Você vai ter que colocar seu último nome, seu primeiro nome e seu nome do meio, número do passaporte, número do vôo OU empresa aérea, lugar que seu passaporte foi tirado (Brasil) e se visitou algum país antes (coloquei "nenhum"), número de familiares junto com você (coloquei "0"). Vão ter coisas tipo "você está trazendo sementes, insetos, comidas...?" Mesmo estando levando comida eu coloquei "não". Mas antes eu perguntei pro carinha no avião "estou levando umas comidas brasileiras pra minha host family. Comidas tipo: chocolate, bala, café. É necessário que eu coloque "SIM" aqui?" Ele disse que não.  Então eu coloquei não. Pelo que eu entendi eles tem medo que você traga algo que vá matar a plantação deles, tipo  germes ou vírus. Se eu colocasse que sim, eles poderiam achar que eu estava levando insetos ou sementes (porque isso vem na mesma pergunta).
Então coloquem tudo "NÃO" e os últimos dois espaços em baixo pode deixar em branco, só assinar e datar e colocar junto com o passaporte porque você vai ter que mostrar na imigração.

Dormia, acordava, e sempre com muito frio, foi horrível.. 


Meu vôo durou aproximadamente 9horas e 30 minutos e foi com a empresa aérea US airways (0801).

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

USA here I go



É GALERA, CHEGOU...

Chegou o tão esperado dia. Embarco amanhã às 22h05 no Galeão (RJ). Faço conexão chegando em Charlotte às 7h20 e finalmente meu destino saindo de Charlotte às 12h54 e chegando em Lynchburg às 13h54.

O que eu to sentindo agora?
Gostaria de saber explicar, mas não dá, é simplesmente estranho.

Minha mãe me ligou hoje e falou "você viaja amanhã", minha reação foi "tenho que arrumar as coisas, tenho que comprar o que falta, tenho que me despedir, tenho que, tenho que, tenho que................" eu só pensava, mas não conseguia agir,e tremia, tremia muito! Gritei minha tia e falei "POR FAVOR ME AJUDA"
Ela veio, terminamos de separar as coisas, mas não consegui guardar tudo na mala. Embrulhei os presentes, fui no mercado.... mas não consegui terminar a mala. Ainda tem muita coisa fora e eu acho que to levando muita roupa, mas sou 'muito coisa' com roupa, eu não costumo comprar, e uso muito as que eu tenho. Dai resolvi levar quase meu armário inteiro. NÃO FAÇA ISSO!

AHHHH TEVE UMA COISA MUITO BOA HOJE!!!
Meus primos/irmãos/melhores amigos (Jonathas e Gabi) marcaram com todos os meus amigos para fazer uma surpresa pra mim, E DEU CERTO (fiquem surpresos porque eu sou muito desconfiada e sempre sei quando armam pra mim), enfim.. deu tudo certo tirando a parte que eu estava acabada, com o cabelo oleoso, uma roupa péssima de ficar em casa e um chinelo de cada cor (podem rir.... hahaha não tenho mais roupa, nem sapatos porque já tá tudo na mala), fiquei estressada.. mas no final foi ótimo, ri demais, e fiquei imaginando que não vou ter mais aquilo depois de amanhã e durante 10 meses, é um sentimento ruim. To meio duvidosa, ai eu penso "porra Agatha, você esperou isso por meses e agora tá assim?" É gente, nem eu entendo.. mas to assim!

Vou sentir muita falta desse "calor" brasileiro, esse nosso jeitinho carinhoso.
Mas, escolhi isso e é assim que vai ser!

Vejo vocês nos States :):

domingo, 1 de setembro de 2013

Host Family

CHEGOUUUUUUUUUUUUUU, chegou mesmo.... MAS É TEMPORÁRIA!!

Acordei às 7h30 hoje, tipo do nada, isso porque eu amo dormir, mas tava tão ansiosa que eu acordei...

Deitei de novo e me forcei a dormir, sonhei que minha família tinha chegado e que era uma mãe e dois irmãos, era uma mistura do estado de Georgia com Virgínia, eu ficava meio confusa no sonho.. Deu 8h30 e eu levantei, não aguentei mais ficar deitada.. Deu 9hrs, 10, 10h30, 11hrs e nadaaaa do email chegar. 
Até que a Elanir me ligou!!!!!!!!
Ai eu fiquei tipo "será?" "Não, não deve ser." 
MAS ERAAA!
Ela disse "recebeu o email?" eu respondi "não, não chegou ainda não" ai ela "chegou sim, você vai pra Virgínia, o estado é ótimo. Sua família é temporária, mas você pode ficar com ela se eles gostarem muito de você"
Vou confessar que fiquei um pouco decepcionada na hora, nunca pensei que fosse pra Virgínia, pra uma família temporária e tal... Mas assim que li o email fiquei mais contente e fui pesquisando e me animando!!

O email dizia:



Mãe: Dawn Decker
Profissão: Professora
Filhos: Kailiehg- filha/ Jadyn- filha/ Corbin e Crystal que não moram mais em casa.
Local:  Lynchburg- Virginia
Escola:  Heritage High School
Dawn tem 51 anos e tem 4 filhos, mas só duas moram com ela (Kailiegh-13 e Jadyn-11), os outros dois (Corbin-20 e Crystal-19) não moram mais com ela.. Mas não sei o que fazem, parece (pelo que vi em fotos) que a Crystal  é da marinha.
Comecei a pesquisar sobre TUDOOOO!!
Vi fotos e a distância dos lugares(acho que minha casa fica a 7min de carro até o colégio), até que tomei coragem e mandei um email pra Dawn..

Não demorou muito e ela respondeu.. foi super carinhosa e amorosa.. me passou o facebook e começamos a conversar, ela perguntou se eu tinha alguma comida preferida porque ela queria comprar pra quando eu chegasse, disse que quer que eu vá logo e que as meninas estão supeeer ansiosa  pra minha chegada, perguntou pra quando é meu voo pra ela me buscar no aeroporto... Falamos sobre várias coisas, ela disse do que as meninas gostam e eu acho que vamos nos dar muito bem, contou sobre os cachorros e mandei uma foto do meu, enfim, ficamos conversando um tempão! E mesmo que seja só uma estadia temporária eu fiquei muito feliz. 

Amanhã vou comprar as passagens e espero o mais breve possível ir, porque minhas aulas já começaram e eu não quero perder mais tempo!!!

see you soon!!! Xx

Visto

Hey guys!!
Vou contar como  foi o processo de tirar o meu visto Norte-Americano.

Para tirar o visto é necessário que chegue o seu DS 2019 - J1.


O que é DS 2019 Form?

É um documento expedido pelo Departamento de Estado do Governo Norte-Americano através do qual fica formalizado o convite de entrada de estudante nos Estados Unidos pelo período de 1 o 2 semestres escolares. Seu DS 2019 deverá ser bem guardado pois será utilizado na entrada do país (IMIGRAÇÃO) e na sua volta.






Depois da chegada do seu DS 2019 você deverá assiná-lo, logo preencherá o DS 160 (formulário online) que deverá ser impresso e colocado junto com o DS 2019.  Após o preenchimento do DS 160 você terá que pagar a taxa SEVIS (pagamento para a retirada do visto no valor de 200 Dólares).  Há também uma taxa unificada MRV: Taxa consular + agendamento + correio (valor de 160 dólares).
Logo deverá ser agendada sua entrevista no CASV (sub consulado) e no Consulado que deverão ter entre 1 ou 2 dias de diferença.
No CASV eles vão tirar suas digitais e uma foto. 
No Consulado será realizada a sua entrevista e, então, será ou não concedido seu visto Norte-Americano.

Documentos necessários para levar no dia:
-Seu DS datado e assinado (POR VOCÊ) 
-Passaporte válido com pelo menos 6 meses a mais do que irá ficar nos USA
-Cópia do seu RG e CPF
-Carteirinha de estudante, boletim atual ou carnê de mensalidade escolar
-Comprovante de pagamento da taxa SEVIS impresso
-Comprovante de agendamento da entrevista no Consulado
-Formulário de solicitação do visto (DS 160)
-Recibo de entrega do imposto de renda dos últimos dois anos da pessoa que está custeando o programa


Agora é hora de contar como foi que EU fiz né...
Bem, pra começar recebi meu DS 2019 no dia 2 de maio de 2013 e minha mãe começou a ver tudo pra mim. Ela preencheu meu DS 160, que tem perguntas do tipo "Você já matou alguém?" e agendou minhas entrevistas.
Meu pai me levou nos dois dias..
Fui ao CASV do Rio de Janeiro (Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá), no dia 05 de Julho e estava agendado para às 14 horas. Cheguei lá 13h55 e sai de lá às 14 horas.. hahaha Siiim, foi muito rápido, só tive que mostrar pra ela meu DS, meu passaporte, a confirmação da entrevista, confirmação do DS 160 e a comprovante de pagamento da taxa SEVIS. Fui pra um cabine e lá o carinha tirou minhas digitais dos quatro dedos de cada mão e uma foto. 

Segunda-feira (8), 2 dias depois do CASV, estava marcada minha entrevista no consulado (Av. Presidente Wilson, 147 Castelo) às 10 horas, cheguei lá às 9 horas e tinham 3 filas, a das 9 horas, a das 9h30 e a das 10 horas, fiquei na fila das 10 e o horário bateu certinho, nada de atrasos, quando eram 10 horas eu já estava dentro do consulado. Se você for menor, como eu era, terá que entrar com um responsável. Não leve celular ou qualquer eletrônico porque você não vai poder entrar com ele e vai ter que pagar pra deixá-lo no guarda volumes. 
Vamos ao que interessa, A ENTREVISTA!
Foi simples, peguei a primeira cabine, o cara tinha cara de bonzinho, mas sempre sério..
Cheguei, e ele pegou meu passaporte com os papéis que estavam dentro e perguntou o que eu ia estudar lá, falei que iria fazer High School, depois perguntou se eu falava inglês, respondi "Mais ou menos, to aprendendo". Ai ele perguntou "How long will you stay there?" respondi "10 months".. Depois ele perguntou "have you already been there?" respondi "yes, I went there on january" . Dai ele perguntou pro meu pai em português qual era a profissão dele, meu pai respondeu e ele disse "SEU VISTO FOI APROVADO!". MINHA VONTADE ERA AGARRAR ELE E DAR UM ABRAÇO.. AHAHAH mas só agradeci e desejei um bom dia, ele me devolveu o DS 2019, ficou com meu passaporte e disse que chegaria pelo correio.

3 dias depois meu passaporte chegou com meu visto.

Ah, não esquece de conferir se seu visto é o J1 mesmo!
Boa sorte..