Pages

domingo, 1 de setembro de 2013

Visto

Hey guys!!
Vou contar como  foi o processo de tirar o meu visto Norte-Americano.

Para tirar o visto é necessário que chegue o seu DS 2019 - J1.


O que é DS 2019 Form?

É um documento expedido pelo Departamento de Estado do Governo Norte-Americano através do qual fica formalizado o convite de entrada de estudante nos Estados Unidos pelo período de 1 o 2 semestres escolares. Seu DS 2019 deverá ser bem guardado pois será utilizado na entrada do país (IMIGRAÇÃO) e na sua volta.






Depois da chegada do seu DS 2019 você deverá assiná-lo, logo preencherá o DS 160 (formulário online) que deverá ser impresso e colocado junto com o DS 2019.  Após o preenchimento do DS 160 você terá que pagar a taxa SEVIS (pagamento para a retirada do visto no valor de 200 Dólares).  Há também uma taxa unificada MRV: Taxa consular + agendamento + correio (valor de 160 dólares).
Logo deverá ser agendada sua entrevista no CASV (sub consulado) e no Consulado que deverão ter entre 1 ou 2 dias de diferença.
No CASV eles vão tirar suas digitais e uma foto. 
No Consulado será realizada a sua entrevista e, então, será ou não concedido seu visto Norte-Americano.

Documentos necessários para levar no dia:
-Seu DS datado e assinado (POR VOCÊ) 
-Passaporte válido com pelo menos 6 meses a mais do que irá ficar nos USA
-Cópia do seu RG e CPF
-Carteirinha de estudante, boletim atual ou carnê de mensalidade escolar
-Comprovante de pagamento da taxa SEVIS impresso
-Comprovante de agendamento da entrevista no Consulado
-Formulário de solicitação do visto (DS 160)
-Recibo de entrega do imposto de renda dos últimos dois anos da pessoa que está custeando o programa


Agora é hora de contar como foi que EU fiz né...
Bem, pra começar recebi meu DS 2019 no dia 2 de maio de 2013 e minha mãe começou a ver tudo pra mim. Ela preencheu meu DS 160, que tem perguntas do tipo "Você já matou alguém?" e agendou minhas entrevistas.
Meu pai me levou nos dois dias..
Fui ao CASV do Rio de Janeiro (Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá), no dia 05 de Julho e estava agendado para às 14 horas. Cheguei lá 13h55 e sai de lá às 14 horas.. hahaha Siiim, foi muito rápido, só tive que mostrar pra ela meu DS, meu passaporte, a confirmação da entrevista, confirmação do DS 160 e a comprovante de pagamento da taxa SEVIS. Fui pra um cabine e lá o carinha tirou minhas digitais dos quatro dedos de cada mão e uma foto. 

Segunda-feira (8), 2 dias depois do CASV, estava marcada minha entrevista no consulado (Av. Presidente Wilson, 147 Castelo) às 10 horas, cheguei lá às 9 horas e tinham 3 filas, a das 9 horas, a das 9h30 e a das 10 horas, fiquei na fila das 10 e o horário bateu certinho, nada de atrasos, quando eram 10 horas eu já estava dentro do consulado. Se você for menor, como eu era, terá que entrar com um responsável. Não leve celular ou qualquer eletrônico porque você não vai poder entrar com ele e vai ter que pagar pra deixá-lo no guarda volumes. 
Vamos ao que interessa, A ENTREVISTA!
Foi simples, peguei a primeira cabine, o cara tinha cara de bonzinho, mas sempre sério..
Cheguei, e ele pegou meu passaporte com os papéis que estavam dentro e perguntou o que eu ia estudar lá, falei que iria fazer High School, depois perguntou se eu falava inglês, respondi "Mais ou menos, to aprendendo". Ai ele perguntou "How long will you stay there?" respondi "10 months".. Depois ele perguntou "have you already been there?" respondi "yes, I went there on january" . Dai ele perguntou pro meu pai em português qual era a profissão dele, meu pai respondeu e ele disse "SEU VISTO FOI APROVADO!". MINHA VONTADE ERA AGARRAR ELE E DAR UM ABRAÇO.. AHAHAH mas só agradeci e desejei um bom dia, ele me devolveu o DS 2019, ficou com meu passaporte e disse que chegaria pelo correio.

3 dias depois meu passaporte chegou com meu visto.

Ah, não esquece de conferir se seu visto é o J1 mesmo!
Boa sorte..

Nenhum comentário:

Postar um comentário